Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    JT anula contrato de locação de motosserra usado para acobertar salário extrafolha

    Publicado por Nota Dez
    há 15 anos

    A 6ª Turma do TRT-MG confirmou sentença que reconheceu como salário extrafolha a parcela registrada no recibo de pagamento como "aluguel de motosserra ", concluindo ser devida a sua integração à remuneração do reclamante para todos os fins de direito.

    Ficou constatado no processo que o autor foi contratado para exercer a função de operador de motosserra, recebendo remuneração de R$1.300,00, mas apenas parte deste valor era anotado em sua CTPS, sendo o restante pago "por fora", a título de aluguel do próprio equipamento de trabalho. O juiz de primeiro grau entendeu nulo o contrato de locação firmado entre as partes, concluindo que, na verdade, o valor lançado a esse título refere-se a salário por produção, sendo, portanto, parcela de natureza salarial.

    Acompanhando voto da desembargadora Emília Facchini, a Turma negou provimento ao recurso da ré, ao fundamento de que o procedimento configura fraude à lei, pois tem o único objetivo de frustrar a incidência dos direitos previstos na CLT . De acordo com a relatora, o fato de o acordo coletivo prever a possibilidade de o empregado alugar seu equipamento para a empresa em nada muda a situação julgada, já que foi constatado que não havia locação alguma, mas, sim, pagamento por produção.

    Pela decisão, além das integrações e reflexos dos valores recebidos como aluguel sobre as demais parcelas salariais, devem ser devolvidos ao autor os valores descontados a título de despesas com combustíveis e peças da motosserra, pois esses descontos não encontram respaldo no artigo 462 da CLT .

    • Publicações25714
    • Seguidores64
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jt-anula-contrato-de-locacao-de-motosserra-usado-para-acobertar-salario-extrafolha/499704

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)