Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    AGU - Procuradoria consegue bloqueio de bens de ex-servidor envolvido em transferência ilegal de benefícios do INSS

    Publicado por Nota Dez
    há 12 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu provar, na Justiça, o envolvimento de um ex-servidor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do Rio de Janeiro na realização de transferências ilegais de benefícios para outras localidades, com o objetivo de efetuar empréstimos na rede bancária. Com a decisão judicial, a AGU assegurou o bloqueio dos bens dele e espera ressarcir aos cofres públicos a quantia de R$ 1.465.325,54.

    A Procuradoria Seccional Federal (PSF) em Niterói e a Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto (PFE/INSS) entraram com uma ação de improbidade administrativa contra o então servidor, que foi demitido. Os procuradores demonstraram que, a partir da troca de local de pagamento dos benefícios, o denunciado utilizava documentação falsa para conseguir os créditos bancários.

    O envolvido deverá sofrer as sanções previstas nos artigos , 10º e 11º da Lei nº 8.429/92: perda dos direitos políticos pelo prazo de oito a dez anos; multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial; proibição de contratar com o Poder Público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais, direta ou indiretamente; ressarcimento ao erário dos valores que importaram sua lesão; perda dos valores que caracterizam enriquecimento ilícito.

    O ex-servidor foi denunciado também em uma Ação Penal que tramita na 8ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, o que, segundo o juízo, já caracterizaria por si só, verossimilhança às alegações expendidas pelo INSS em sua inicial. Acatando os argumentos dos procuradores federais, a 1ª Vara Federal de São Pedro da Aldeia determinou o bloqueio dos bens do ex-servidor.

    A PSF-Niterói e a PFE-INSS são unidades da PGF, órgão da AGU.

    Fonte: Advocacia Geral da União

    • Publicações25714
    • Seguidores64
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agu-procuradoria-consegue-bloqueio-de-bens-de-ex-servidor-envolvido-em-transferencia-ilegal-de-beneficios-do-inss/3022725

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)