Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPSC - Alcance discute as fraudes em concursos públicos

    Publicado por Nota Dez
    há 12 anos

    Uma lei recente, pouco divulgada, estabeleceu como crime participar ou provocar fraude em concursos públicos: Agora a punição é pela fraude propriamente dita e não pela falsidade que foi provocada explica o convidado do Programa Alcance de fevereiro, o Coordenador do Centro de Apoio (CMA) da Moralidade Administrativa do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Promotor de Justiça Davi do Espírito Santo. (Assista ao programa no YouTube)

    O programa esclarece dúvidas da população sobre as irregularidades mais comuns e orienta a respeito da atuação do Ministério Público em casos de fraude.

    O coordenador do CMA fala sobre os princípios que regem a realização de concursos públicos. São os mesmos princípios que regem a própria administração pública para a elaboração do concurso. Os princípios são conhecidos, aqueles da constituição do artigo 37: a legalidade, a impessoalidade, a publicidade, a moralidade e a eficiência.”

    Mesmo quem não é candidato deve ajudar na fiscalização dos concursos, alerta o Promotor de Justiça, pois os cargos que forem preenchidos de forma irregular podem prejudicar toda a sociedade. Na democracia todos fiscalizam, todos participam, todos devem ter acesso aos dados. Todo o cidadão tem interesse que a seleção seja transparente e limpa, de forma a escolher os melhores candidatos entre aqueles que se inscreveram, enfatiza Davi, pois o objetivo da seleção é justamente proporcionar ao serviço público os melhores profissionais.

    Fonte: Ministério Público de Santa Catarina

    • Publicações25714
    • Seguidores64
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações55
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpsc-alcance-discute-as-fraudes-em-concursos-publicos/3013029

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)