Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJPB - Câmara Cível considera taxa de juros do Banco Toyota abusiva em contrato para financiamento de automóvel

    Publicado por Nota Dez
    há 12 anos

    A Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba negou, em sessão ordinária nesta terça-feira (31), recurso apelatório do Banco Toyota do Brasil e manteve a decisão judicial que considerou a cobrança de taxas de juros, feitas pela instituição, acima do previsto no contrato. O processo de nº 200. teve como relator o juiz Marcos William de Oliveira.

    O relator do processo entendeu, que nos contratos de financiamento é possível a cobrança de tributos na data da entrega ou colocação dos recursos à disposição do consumidor. Entretanto, o que se mostrou abusivo é que o tributo seja diluído nas prestações do financiamento. “No caso em disceptação, observo que o apelante agiu com má-fé (dolo) ao cobrar indevidamente a taxa de juros acima da média do mercado e diversamente do percentual pactuado no contrato de financiamento. Além do mais, a prova da justificabilidade do engano compete ao fornecedor, o que não está comprovado nos autos”, completa.

    O Banco Toyota do Brasil requer no recurso, que a sentença seja reformada, alegando que todas as cláusulas contratuais estabelecidas, principalmente, a capitalização de juros e a incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), foram dotadas de legalidade. Contesta a decisão proferida pelo Juízo de primeiro grau da comarca da Capital, que julgou procedente, em parte, o pedido formulado na ação ordinária de revisão contratual declaratória de nulidade de cláusulas contratuais, ajuizada por Diara Sobreira de Carvalho.

    Consta nos autos que as partes firmaram contrato de financiamento no valor de R$ 46 mil, em 36 prestações, para aquisição de um automóvel. A taxa de juros prevista no contrato foi de 1,44% ao mês. Entretanto, o real percentual aplicado, após perícia contábil, foi de 2,5% ao mês.

    Fonte: Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba

    • Publicações25714
    • Seguidores64
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações80
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjpb-camara-civel-considera-taxa-de-juros-do-banco-toyota-abusiva-em-contrato-para-financiamento-de-automovel/3007621

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)