Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    ALPR - Deputados aprovam projeto que garante informações ao idoso sobre direito a acompanhante em hospital

    Publicado por Nota Dez
    há 11 anos

    O projeto de lei nº 797/11, de autoria do deputado Ney Leprevost (PSD), que dispõe sobre a garantia de informação ao idoso sobre seu direito de manter acompanhante no período em que estiver internado em hospital, foi aprovado nesta quarta-feira (24), em primeiro turno, durante a sessão plenária na Assembleia Legislativa. Segundo o parlamentar, que é líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania, o artigo 16 do Estatuto do Idoso garante o direito a acompanhante em tempo integral nos casos de internamento, mesmo que o internamento seja apenas para observação médica.

    Porém, segundo Leprevost, devido ao desconhecimento dos pacientes e também à rotina dos estabelecimentos de saúde, isto nem sempre ocorre. “É muito triste para uma pessoa que está no leito de um hospital, lutando contra a doença, ficar solitária, longe dos familiares. Temos que fazer um esforço para que a lei seja cumprida e os idosos possam contar com a presença e o afeto das pessoas da sua família”, defende o deputado.

    No parágrafo único do artigo 1º da proposição está especificado que o cartaz ou placa informativa do direito, de que trata o projeto, deverá conter obrigatoriamente a seguinte informação: “Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante”. A proposta propõe também que as instituições que descumprirem essa norma sejam penalizadas com multas. Na opinião do deputado, “a disseminação da lei sobre os direitos pertencentes aos idosos é de extrema importância para a nova realidade de um país que deixou de ser jovem, valorizando e respeitando assim esta fase da vida”.

    Som - Ainda nesta sessão, a 88ª deste ano, passaram outros nove projetos de lei e mais 13 indicações parlamentares. Entre as proposições aprovadas estão duas de autoria do deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB), que tratam de poluição sonora. A de nº 843/11 dispõe sobre o volume máximo de som permitido em salas de cinema e passou em redação final, seguindo agora para sanção (ou veto) governamental. E a de nº 988/11, que proíbe a utilização de equipamentos em veículos que produzam som em nível de volume acima de 80 decibéis, que passou em segunda discussão.

    Licença - Também foi aprovado o decreto legislativo nº 004/12, de autoria do deputado Valdir Rossoni (PSDB), autorizando o governador do Estado, Beto Richa, a se afastar do país de 28 de outubro a 12 de novembro. Neste período o governador estará em viagem à China, ao Líbano e à Itália, em missão oficial. Nos termos do artigo 54, inciso X, da Constituição Estadual, é competência privativa do Poder Legislativo conceder licença ao governador para se afastar do país por período superior a quinze dias.

    Os deputados aprovaram ainda, em segunda discussão, o projeto de lei complementar nº 422/12, de autoria do Tribunal de Contas (Ofício nº 313/12), que acrescenta inciso ao artigo 103 da Lei complementar nº 113/2005 (Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Paraná). Pela iniciativa, garante-se que a receita proveniente do produto da remuneração das aplicações financeiras do TCE seja revertida ao Fundo Especial de Controle Externo daquela Corte. E em primeiro turno foi aprovada a proposição nº 069/12, do deputado Rasca Rodrigues (PV), estabelecendo diretrizes de incentivo para eventos esportivos das modalidades de corrida de rua e de montanha.

    Fonte: Assembleia Legislativa do Paraná

    • Publicações25714
    • Seguidores64
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações39
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alpr-deputados-aprovam-projeto-que-garante-informacoes-ao-idoso-sobre-direito-a-acompanhante-em-hospital/100148185

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)