Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    AGU - AGU garante desapropriação de área para assentamento de trabalhadores e garante economia de mais de R$ 3 mi em acordo

    Publicado por Nota Dez
    há 12 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) obteve a homologação judicial de acordo formulado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para desapropriação da Fazenda Mato Queimado, no município de Taió (SC). Os advogados da União evitaram que o caso se estendesse na Justiça e, com isso, conseguiram uma economia aos cofres no valor de R$ 3.516.081,11.

    Em 2009, o Incra havia ajuizado ação para promover a desapropriação pelo relevante interesse social para fins de reforma agrária na área de aproximadamente 935,50 hectares .

    Desde então os órgãos vem participando de audiências com os proprietários para decidir o impasse. Em maio de 2012, após as tratativas envolvendo o caso, as procuradorias conseguiram celebrar acordo para encerrar todos os processos judiciais existentes sobre a questão.

    Os termos do documento previam que todas as benfeitorias existentes na área seriam indenizadas pelo Instituto, com levantamento dos valores, pelos proprietários, depositados em dinheiro no início da ação.

    Concordando, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) homologou o acordo celebrado entre o Incra e os ex-proprietários da terra, bem como resolução do mérito da questão.

    O valor economizado aos cofres públicos com o acordo inclui as diferenças do valor constante na avaliação judicial, mais o pagamento de juros compensatórios e moratórios e honorários advocatícios sucumbenciais, caso o processo fosse levado até o final, mediante esgotamento de todas as instâncias (ordinárias e extraordinárias).

    Atuaram no processo a Procuradoria Federal em Santa Catarina , a Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto e o Escritório de Representação da Procuradoria-Geral Federal no Rio Grande do Sul, todas, unidades ligadas à AGU.

    Ref.: Ref.: Ação Ordinária nº 2009.72.13.000641-3/SC TRF da 4ª Região

    Fonte: Advocacia-Geral da União

    • Publicações25714
    • Seguidores64
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agu-agu-garante-desapropriacao-de-area-para-assentamento-de-trabalhadores-e-garante-economia-de-mais-de-r-3-mi-em-acordo/100109844

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)