Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    AGU - Procuradores impedem transferência indevida de estudante entre universidades federais para tomar posse em cargo público

    Publicado por Nota Dez
    há 12 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) afastou, na Justiça, o pedido de uma estudante que tentava garantir a transferência de Faculdade pública no Espírito Santo para a Universidade Federal da Bahia, no curso de psicologia. Ela precisou mudar de estado para tomar posse no concurso da Polícia Militar.

    A Procuradoria Federal no Estado da Bahia (PF/BA) e a Procuradoria Federal junto à Universidade (PF/UFBA) informaram que a transferência ex officio, prevista na Lei nº 9.536/97, não se aplica em casos de deslocamento para assumir cargo em razão de aprovação em concurso público.

    Os procuradores federais destacaram que ao tomar posse no concurso em outro estado a estudante já tinha conhecimento da impossibilidade de manter frequência nas aulas, portanto, não há que reclamar proteção da lei.

    A 8ª Vara da Seção Judiciária da Bahia acolheu os argumentos apresentados pela AGU e considerou improcedente o pedido da estudante. A decisão destacou que a transferência compulsória não é aplicável em razão de deslocamento por interesse próprio para exercício de cargo decorrente de aprovação em concurso público.

    A PF/BA e a PF/UFBA são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

    Ação Ordinária nº 22142-41.2011.4.01.3300 - 8ª Vara da Seção Judiciária da Bahia

    Fonte: Advocacia-Geral da União

    • Publicações25714
    • Seguidores64
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agu-procuradores-impedem-transferencia-indevida-de-estudante-entre-universidades-federais-para-tomar-posse-em-cargo-publico/100060562

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)