Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    AGU - Assegurado ato do TRE/PE que registrou empresa como devedora da União no Sicaf por deixar de pagar multa

    Publicado por Nota Dez
    há 12 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) assegurou, na Justiça, a legalidade das penalidades aplicadas pelo Tribunal Regional da Eleitoral de Pernambuco (TRE/PE) a LBR Turismo Ltda. por descumprir contrato. A empresa terá que pagar multa no valor de R$ 38.860,00 e o caso foi registrado no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf).

    O contrato foi rescindido e, consequentemente, foram aplicadas as penalidades, pois a agência de viagem estava cobrando valores de passagem acima dos praticados no mercado. A LBR tentou afastar a multa e a inscrição no Sicaf com o objetivo de participar de novos pregões eletrônicos junto ao Governo Federal.

    No entanto, a Procuradoria Regional da União 5ª Região (PRU5) demonstrou a legalidade da multa prevista no edital de licitação, no valor de 20% do total do contrato, nos casos de rescisão, por descumprimento de alguma das cláusulas.

    Além disso, de acordo com os advogados, foi permitido que a agência de viagem apresentasse toda a defesa durante o processo administrativo, e ainda foi dado prazo para sanar as dívidas com a União. Como o depósito não foi efetuado, o Tribunal determinou o registro do nome da empresa no Sicaf, o que impede a LBR de contratar com o poder público.

    Ao analisar o caso o juízo da 6ª Vara da Seção Judiciária de Pernambuco concordou com os argumentos apresentados pela AGU e extinguiu a ação, considerando que a empresa vencedora da licitação, não se desincumbiu de seu encargo contratual a contento dos interesses da Administração Pública.

    A PRU5 é uma unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.

    Ref.: Ação Cautelar - 00175042320104058300 - 6ª Vara da Seção Judiciária de Pernambuco .

    Fonte: Advocacia Geral da União

    • Publicações25714
    • Seguidores64
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações48
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agu-assegurado-ato-do-tre-pe-que-registrou-empresa-como-devedora-da-uniao-no-sicaf-por-deixar-de-pagar-multa/3152506

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)