Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Outros - Câmara adota novo entendimento sobre trancamento de pauta por MP

    Publicado por Nota Dez
    há 12 anos

    Na tentativa de acelerar a votação de projetos, o presidente da Câmara, Março Maia (PT-RS), anunciou nesta quinta-feira (14) que a Casa vai adotar um novo entendimento sobre o trancamento da pauta do plenário por medidas provisórias.

    Segundo o petista, o trancamento da pauta da Câmara por medidas provisórias só passa a valer após a comissão especial mista (com deputados e senadores) concluir a análise prévia do texto.

    A discussão das medidas provisórias por uma comissão mista foi determinada, em março, pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

    A Constituição Federal estabelece que todas as MPs devem tramitar por comissões especiais mistas antes de serem analisadas pelo plenário das Casas. Mas, na prática, isso não ocorria, e o Supremo entendeu que a MP pode ser considerada inconstitucional se não obedecer a esse trâmite.

    As comissões mistas não têm prazo para concluir a análise dos textos. Maia disse que vai adotar esse procedimento por recomendação de um parecer da Secretaria-Geral da Mesa.

    Pelo texto, as MPs continuam trancando a pauta do plenário após 45 dias de sua edição. A ideia é ganhar prazo com a análise das comissões mistas, liberando votações de projetos.

    As MPs que ainda estão em análise nas comissões mistas especiais não trancarão a pauta, porque, do ponto de vista da tramitação, ainda não existem na Câmara dos Deputados, declarou. Elas só farão parte da pauta quando efetivamente chegarem à Casa, após a apreciação da comissão do Congresso.

    O presidente da Câmara disse que conversou com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), sobre a mudança e que ele deve adotar o mesmo sistema.

    NOVAS REGRAS

    A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara deve votar na próximas semanas uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que muda o rito de tramitação das medidas provisórias no Congresso.

    Relator da matéria e presidente da CCJ, o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) já apresentou seu parecer pela admissibilidade do texto. A matéria já foi aprovada pelo Senado.

    No texto, Berzoini não faz alterações de mérito. Se aprovada, a matéria segue para análise de uma comissão especial antes de ser submetida ao plenário.

    A principal mudança é a limitação do prazo da Câmara para a análise de uma MP. Os senadores fixaram o prazo de 80 dias para que os deputados analisem as MPs antes de encaminhá-las ao Senado.

    Pela regra atual, o Congresso tem 120 dias para votar as medidas provisórias, sem a divisão do prazo entre as Casas --o que permitia à Câmara consumir quase todo o tempo previsto em lei.

    Os deputados não concordam com esses prazos para análise dos textos. Berzoini, por exemplo, sugere 90 dias para Câmara, 30 para o Senado e mais 30 dias para deputados, se houver modificação por parte dos senadores.

    Fonte: Jornal Folha de São Paulo

    • Publicações25714
    • Seguidores64
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/outros-camara-adota-novo-entendimento-sobre-trancamento-de-pauta-por-mp/3152142

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)