Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPT - Sadia e Stiab são condenados por cobrar contribuição assistencial de não sindicalizados

    Publicado por Nota Dez
    há 12 anos

    Decisão da juíza Flávia Fragale Martins Pepino da 12ª Vara do Trabalho de Brasília proíbe a Sadia S.A. e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Brasília (Stiab) de instituírem em acordos coletivos de trabalho cláusula que preveja contribuições assistenciais ou confederativas de trabalhadores não sindicalizados. A juíza também condenou o sindicato dos trabalhadores a não cobrar contribuições assistencial, confederativa, negocial, social integrada, de revigoramento, de esforço e de fortalecimento sindical de empregados sem vínculo a ele.

    O inquérito civil aberto pela procuradora Marici Coelho de Barros Pereira, do Ministério Público do Trabalho (MPT) no Distrito Federal, apurou irregularidades na instituição e cobrança de contribuições. A Sadia e o Stiab afirmaram que o desconto era usado para ampliar a assistência prestada e a estrutura patrimonial. A investigação revelou que o sindicato laboral não oferece serviço médico, odontológico, de lazer ou outro qualquer que possa justificar a cobrança de contribuição.

    Após tentativas frustradas de firmar Termo de Ajuste de Conduta, o MPT solicitou à Justiça do Trabalho a proibição da cobrança de contribuições e mensalidades dos trabalhadores não sindicalizados. O juízo do primeiro grau liminarmente julgou favorável o pedido do MPT.

    Segundo a procuradora Marici Pereira, a legislação trabalhista exige que o desconto de contribuições seja formalmente autorizado. “A Sadia e o Stiab violaram a liberdade sindical dos trabalhadores não filiados ao Sindicato e o direito dos filiados de se opor ao desconto de contribuição assistencial para sua respectiva entidade sindical”, afirma.

    Em caso de descumprimento da Decisão, a Sadia e a Stiab vão pagar solidariamente R$ 10 mil em multa. Essa quantia será revertida ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). (MC/)

    Fonte: Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal

    • Publicações25714
    • Seguidores64
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações122
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpt-sadia-e-stiab-sao-condenados-por-cobrar-contribuicao-assistencial-de-nao-sindicalizados/3141917

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)