Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJPR - Ex-prefeito do Município de Jesuítas é condenado a 3 anos e 4 meses de reclusão por desvio de verba pública

    Publicado por Nota Dez
    há 12 anos

    Augustinho Heinzen, ex-prefeito do Município de Jesuítas (PR), foi condenado, por desvio de verba pública, à pena de 3 anos e 4 meses de reclusão, a ser cumprida em regime aberto, bem como à inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública eletiva ou por nomeação.

    Segundo consta na denúncia formulada pelo Ministério Público, o ex-prefeito, mediante a nota de empenho nº 00098/95, concedeu ao Clube Atlético Jesuíta a quantia de R$ 1.050,00, a título de subvenção social, com o intuito de obter prestígio pessoal e político.

    Essa decisão da 2.ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná manteve, por unanimidade de votos, a sentença do Juízo da Comarca de Formosa do Oeste que julgou procedente a denúncia oferecida pelo Ministério Público para condenar Augustinho Heinzen como incurso nas sanções do art. , inciso I, do Decreto-Lei 201/67.

    Tanto o Ministério Público quanto o ex-prefeito recorreram da sentença. O primeiro insurgiu-se quanto à pena aplicada e ao regime fixado. O segundo requereu sua absolvição alegando a atipicidade da conduta. Os julgadores da 2.ª Câmara Criminal negaram provimento a ambos os recursos.

    No que diz respeito ao recurso do réu, consignou o relator, juiz substituto em 2.º grau Roberto Massaro, consignou em seu voto: [...] extrai-se que o Apelante enquanto prefeito, exercendo o ônus de gestor municipal e coordenador das despesas, concedeu irregularmente ao Clube Atlético Jesuíta, subvenção social no valor de R$ 1.050,00, sem qualquer autorização legislativa, sem previsão orçamentária e sem justificativa de interesse público, inferindo-se assim no tipo penal previsto no artigo , inciso I, do Decreto-Lei nº 201/67, in verbis: Art. 1º São crimes de responsabilidade dos Prefeitos Municipal, sujeitos ao julgamento do Poder Judiciário, independentemente do pronunciamento da Câmara dos Vereadores: I - apropriar-se de bens ou rendas públicas, ou desviá-los em proveito próprio ou alheio; (...).

    Apelação Criminal n.º 536081-8

    Fonte: Tribunal de Justiça do Paraná

    • Publicações25714
    • Seguidores64
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações137
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjpr-ex-prefeito-do-municipio-de-jesuitas-e-condenado-a-3-anos-e-4-meses-de-reclusao-por-desvio-de-verba-publica/3042714

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)