Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PGT - Sindicatos propõem trégua para acabar com a greve e retomar os trabalhos no Comperj

    Publicado por Nota Dez
    há 12 anos

    Representantes dos trabalhadores e empregadores do Complexo Petroquímico da Petrobras (Comperj) participaram na última sexta-feira, dia 24/02, de reunião no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região com o objetivo de resolver a greve deflagrada no último dia 13. Com a intervenção da Justiça do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho, foi entabulada proposta que será encaminhada à categoria na assembléia marcada para o próximo dia 28; a proposta prevê o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), do salário referente ao mês de fevereiro com os descontos dos dias parados e a integralidade do vale-alimentação, sendo este ítem descontado em três parcelas a partir do mês de março.

    Se aprovada, os trabalhadores deverão retomar as atividades às 10h do dia 28. O pagamento do PRL será efetuado no dia 29 e o salário relativo ao mês de fevereiro na próxima sexta-feira, dia 02 de março. O resultado da assembleia será fundamental para o prosseguimento ou não do dissídio de greve protocolizado na semana passada. Por ora, ficará suspenso o julgamento do processo até o dia 29/02.

    O Sindicato dos Trabalhadores do Plano da Construção Civil e do Mobiliário de São Gonçalo e Região, manifestou preocupação a respeito da assembleia acontecer nos portões do Comperj. A Petrobras, que é dona da obra que vem sendo realizada pelo consórcio, obteve em ação de interdito proibitório em curso na Vara do Trabalho daquela localidade antecipação de tutela para proteção de seu patrimônio. O descumprimento desta decisão judicial ensejará multa diária de R$ 50 mil para o sindicato dos trabalhadores.

    A presidente do TRT-1ª Região, desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry, e a procuradora regional do Trabalho Deborah da Silva Felix assinalaram que a assembleia do próximo dia 28 deve ocorrer de forma pacífica nos portões de acesso, pois assim serão respeitados os contornos fixados na tutela obtida pela Petrobras.

    Na última sexta-feira (17/02), na audiência de conciliação ocorrida na sede do TRT-1ª, não foi possível as partes firmarem acordo para suspender a greve, quando então surgiu a idéia da mesa redonda para nova rodada de negociações visando superar o impasse.

    Os representantes dos trabalhadores e dos consórcios já estavam negociando o reajuste salarial e outras reivindicações, tendo em vista que a data base da categoria para renovação da convenção coletiva é fevereiro. Com o fim da greve, as negociações serão retomadas.

    Fonte: Procuradoria Geral do Trabalho

    • Publicações25714
    • Seguidores64
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pgt-sindicatos-propoem-tregua-para-acabar-com-a-greve-e-retomar-os-trabalhos-no-comperj/3031839

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)