Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJCE - Tribunal defende gravação em áudio e vídeo de depoimentos durante inquérito policial

    Publicado por Nota Dez
    há 12 anos

    O juiz Michel Pinheiro, titular da Vara Única do Júri da Comarca de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, defende mudanças na tomada de depoimentos durante o inquérito policial. O magistrado considera importante que o registro dos depoimentos dos indiciados e das testemunhas seja feito com câmera digital que contenha microfone integrado.

    Ele apresentou a ideia ao senador cearense José Pimentel, que a transformou no Projeto de Lei do Senado nº 3/2012. A propositura se encontra na Subsecretaria de Ata do Plenário aguardando emendas.

    Segundo o juiz, o papel do escrivão, caso o projeto seja aprovado, continuará o mesmo. “O que mudará é a forma de colher os depoimentos. Hoje, ele digita o que as pessoas vão dizendo, imprime e entrega para que o documento seja assinado. Com a mudança, os indiciados não poderão afirmar que fizerem as confissões sob pressão, porque as imagens e o áudio ficarão registrados para desmentir essa versão”.

    A matéria prevê também que as gravações sejam “armazenadas por até dois anos, salvo determinação do juiz estabelecendo de outra forma”. Michel Pinheiro explicou que a necessidade de arquivar os dados é para permitir que, no futuro, algum processo perdido seja refeito.

    O projeto, que altera o artigo 10 do Código de Processo Penal, seguirá para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Se for aprovada em decisão terminativa, não precisa passar pelo Plenário da Casa e segue direito para a Câmara dos Deputados.

    Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Ceará

    • Publicações25714
    • Seguidores64
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações202
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjce-tribunal-defende-gravacao-em-audio-e-video-de-depoimentos-durante-inquerito-policial/3019698

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)