Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPRS - Liminar determina que MP receba vista de autos de prisão em flagrante na Capital

    Publicado por Nota Dez
    há 11 anos

    O Ministério Público deve receber vista dos autos de prisão em flagrante e de todos os expedientes criminais que aportarem no serviço de plantão judicial da Comarca de Porto Alegre. A decisão liminar da Desembargadora Laura Louzada Jaccottet atende mandado de segurança impetrado pelo MP, através do Promotor de Justiça Mauro Andrade, contra ato do Juiz Plantonista da Capital Honório Gonçalves da Silva, que indeferiu solicitação escrita da Instituição, no sentido de conceder-lhe prévia vista de todos os autos de natureza criminal a aportarem no Plantão, nos termos de suas prerrogativas legais.

    Na decisão, a Desembargadora cita o artigo 127 da Constituição Federal para lembrar que o Ministério Público “é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”. De acordo com Laura Louzada Jaccottet, há que se enxergar o Ministério Público como custus legis no mais amplo sentido.

    Em outro ponto da liminar deferida, é destacada a urgência da “necessidade de se estabelecer uma organização no serviço de plantão judicial desta Comarca, visando preponderantemente à defesa dos interesses da sociedade, que clama pela harmonia entre os trabalhos de cada ente envolvido na persecução, para que possa auferir o benefício de uma justiça equilibrada, funcional e segura”.

    Fonte: Ministério Público do Rio Grande do Sul

    • Publicações25714
    • Seguidores64
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mprs-liminar-determina-que-mp-receba-vista-de-autos-de-prisao-em-flagrante-na-capital/100252739

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)