Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJPB - Câmara do TJPB decide que empresa aérea TAP tem que pagar danos morais por extravio de bagagens

    Publicado por Nota Dez
    há 11 anos

    Na última segunda-feira (10), a Segunda Câmara Cível do TJPB, em Sessão Ordinária , manteve a decisão que condenou a empresa TAP - Transportes Aéreos Portugueses S/A, ao pagamento de uma indenização no valor de R$ 15.000,00, pelo extravio de bagagens. O colegiado julgou procedente a Ação de Indenização por Danos Morais interposta no juízo da 10ª Vara Cível da Capital, sob a alegação de falha na prestação de serviços.

    No recurso a empresa TAP alegou a inaplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor; estando ela sujeita às Convenções Internacionais e ao Código de Brasileiro de Aeronáutica. Sustentou, ainda, a inexistência do dano moral, face à ausência de provas de fatos constitutivos do direito do passageiro.

    Segundo o relatora do recurso nº 200.2011.028688-3/001, a desembargadora Maria da Neves do Egito Ferreira, a legislação brasileira se sobrepõe à Convenção de Montreal e ao Código Brasileiro Aeronáutico, sendo responsabilidade objetiva da empresa responder pela segurança das pessoas e de seus objetos pessoais transportados, independendo de culpa para sua figuração.

    Quanto ao dever de indenizar da empresa no caso em que o dano é oriundo da falha na prestação de serviço, segundo a relatora, é um fato incontroverso que o extravio das bagagens do passageiro quando viajava para a cidade de Berlim, na Alemanha, só as recebendo sete dias após o curso da viajem, e danificadas “é suficiente para se auferir a culpa da companhia aérea, restando a ela o dever de indenizá-lo”, pontuou a magistrada.

    Fonte: Tribunal de Justiça da Paraíba

    • Publicações25714
    • Seguidores64
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações99
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjpb-camara-do-tjpb-decide-que-empresa-aerea-tap-tem-que-pagar-danos-morais-por-extravio-de-bagagens/100238240

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)