Carregando...
JusBrasil - Notícias
30 de outubro de 2014

TJPB - Câmara do TJPB decide que empresa aérea TAP tem que pagar danos morais por extravio de bagagens

Publicado por Nota Dez (extraído pelo JusBrasil) e mais 1 usuário , Tribunal de Justiça da Paraíba - 1 ano atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

Na última segunda-feira (10), a Segunda Câmara Cível do TJPB, em Sessão Ordinária , manteve a decisão que condenou a empresa TAP - Transportes Aéreos Portugueses S/A, ao pagamento de uma indenização no valor de R$ 15.000,00, pelo extravio de bagagens. O colegiado julgou procedente a Ação de Indenização por Danos Morais interposta no juízo da 10ª Vara Cível da Capital, sob a alegação de falha na prestação de serviços.

No recurso a empresa TAP alegou a inaplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor; estando ela sujeita às Convenções Internacionais e ao Código de Brasileiro de Aeronáutica. Sustentou, ainda, a inexistência do dano moral, face à ausência de provas de fatos constitutivos do direito do passageiro.

Segundo o relatora do recurso nº 200.2011.028688-3/001, a desembargadora Maria da Neves do Egito Ferreira, a legislação brasileira se sobrepõe à Convenção de Montreal e ao Código Brasileiro Aeronáutico, sendo responsabilidade objetiva da empresa responder pela segurança das pessoas e de seus objetos pessoais transportados, independendo de culpa para sua figuração.

Quanto ao dever de indenizar da empresa no caso em que o dano é oriundo da falha na prestação de serviço, segundo a relatora, é um fato incontroverso que o extravio das bagagens do passageiro quando viajava para a cidade de Berlim, na Alemanha, só as recebendo sete dias após o curso da viajem, e danificadas “é suficiente para se auferir a culpa da companhia aérea, restando a ela o dever de indenizá-lo”, pontuou a magistrada.

Fonte: Tribunal de Justiça da Paraíba

Amplie seu estudo

0 Comentário

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "gritar" ;)

ou

×

Fale agora com um Advogado

Oi. O JusBrasil pode te conectar com Advogados em qualquer cidade caso precise de alguma orientação ou correspondência jurídica.

Disponível em: http://nota-dez.jusbrasil.com.br/noticias/100238240/tjpb-camara-do-tjpb-decide-que-empresa-aerea-tap-tem-que-pagar-danos-morais-por-extravio-de-bagagens