Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPTO - Ex-prefeita de Araguaína responderá por fraude de licitação

    Publicado por Nota Dez
    há 11 anos

    A ex-prefeita de Araguaína, Valderez Castelo Branco, responderá na Justiça pela contratação, sem processo licitatório, durante oito anos (2001 a 2008), de caminhão tipo basculante para o transporte de entulhos. A prática tornou-se alvo de Ação Civil Pública, proposta pelo Ministério Público do Estado (MPE) no último dia 21, na qual se alega ter a gestora praticado fracionamento irregular de despesas na intenção de burlar a necessidade de licitação.

    Nos oito anos, a locação do veículo foi praticada, de forma direta, por 39 vezes, de modo que nunca atingisse o valor de R$ 8 mil, a partir do qual se torna obrigatória a realização de licitação. Os prejuízos causados ao erário estão estimados em R$ 173.783,31.

    A locação de veículos para transporte de entulhos é de extrema necessidade, exigindo-se do administrador público que trace um prognóstico, planeje as necessidades e licite as compras futuras. Ora, se a Prefeitura sabia, de antemão, que seria necessário a realização das referidas locações para suprir a demanda do município, era sua obrigação efetivar o procedimento licitatório, justifica, no texto da ACP, o titular da Promotoria do Patrimônio Público de Araguaína, Alzemiro Wilson Freitas.

    Além da ex-prefeita, a ACP atinge também Wilhames Ribeiro Paz, proprietário do veículo, beneficiado com os contratos irregulares. Na ACP, é requerida a indisponibilidade dos bens de ambos, de modo a assegurar o ressarcimento integral dos danos causados ao erário, além do pagamento de multa e outras penalidades.

    A irregularidade foi constatada em investigação feita pelo Centro de Apoio às Promotorias (Caop) do Patrimônio Público, órgão auxiliar do MPE.

    Fonte: Ministério Público do Tocantins

    • Publicações25714
    • Seguidores64
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações49
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpto-ex-prefeita-de-araguaina-respondera-por-fraude-de-licitacao/100205954

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)