Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

TST - Pedido para não inclusão de cláusula nula em futuras negociações é rejeitado

Publicado por Nota Dez
há 12 anos

A Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC) do Tribunal Superior do Trabalho negou provimento a recurso ordinário do Ministério Público do Trabalho da 7ª Região (CE), que pretendia a condenação de dois sindicatos ao pagamento de multa no caso de inclusão de cláusula declarada nula em futuras negociações coletivas.

O MPT ajuizou ação anulatória com o objetivo de invalidar cláusula da convenção coletiva de trabalho firmada entre o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Ceará e o Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Estado do Ceará. Requereu, também, a condenação em obrigação de não fazer, para que não fosse incluída cláusula de idêntico teor em futuras negociações coletivas entre os dois sindicatos, sob pena de multa.

Segundo o MPT, nada adianta declarar a nulidade de determinada cláusula se as partes sentem-se livres para incluí-la novamente na próxima convenção coletiva de trabalho, o que gera inúmeras reclamações trabalhistas.

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (CE) acolheu parcialmente a pretensão do MPT, e declarou a nulidade da cláusula, mas julgou improcedente o pedido de condenação em obrigação de não fazer, haja vista a impossibilidade de interferência do Judiciário na livre negociação dos sindicatos representativos das categorias profissionais e econômicas.

Inconformado, o MPT do Ceará recorreu ao TST e alegou que a não condenação em obrigação de não fazer levará a inúmeras reclamações trabalhistas, já que os sindicatos estarão livres para incluir cláusula declarada nula na próxima convenção coletiva de trabalho. Afirmou, ainda, que a ação anulatória admite o pedido condenatório em questão, pois não há incompatibilidade com o pedido de declaração de nulidade, já deferido pelo Regional.

O relator, ministro Márcio Eurico Vitral Amaro, explicou que a apreciação de ação anulatória com pedido de obrigação de fazer ou não fazer é possível no caso de lesão a trabalhador, individualmente identificado, o qual teria direito a ajuizar ação individual para a restituição ao estado anterior.

Seguindo jurisprudência pacífica do TST, o relator concluiu que é inviável deferir a condenação dos sindicatos a não reiterar a cláusula declarada nula em futuro acordo coletivo, pois não se pode cumular o pedido de declaração de nulidade com o de obrigação de não fazer em ação anulatória, já que a decisão nesta proferida tem efeito constitutivo negativo e não condenatório.

Processo: RO-228400-45.2008.5.07.0000

Fonte: Tribunal Superior do Trabalho

  • Publicações25714
  • Seguidores64
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações70
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tst-pedido-para-nao-inclusao-de-clausula-nula-em-futuras-negociacoes-e-rejeitado/100060638

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)