Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    AGU - Advocacia-Geral demonstra no STJ necessidade de intimação pessoal de procurador em ações envolvendo o INSS

    Publicado por Nota Dez
    há 12 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) comprovou, na Justiça, que os procuradores federais devem ser intimados pessoalmente em causas envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS). O caso estava sendo discutido em uma ação que havia determinado à autarquia o pagamento de R$ 500 mil em benefícios previdenciários a um segurado.

    Como os procuradores da autarquia não foram intimados para apresentação de argumentos, o INSS pediu a impugnação da sentença, mas o Tribunal de Justiça do Amazonas confirmou a sentença de primeiro grau e negou o pedido, alegando que não houve prejuízo à autarquia.

    O Departamento de Contencioso da Procuradoria-Geral Federal, a Procuradoria Federal no Estado do Amazonas e a Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS entraram com ação para anular o acórdão, mas o Tribunal extinguiu a ação.

    Por sua vez, os procuradores apresentaram recurso especial e medida cautelar para evitar prejuízo imediato, explicando que a decisao do Tribunal de Justiça do Amazonas contraria a legislação e jurisprudência já firmada pelo Superior Tribunal de Justiça. Segundo eles, a não observância da prerrogativa de intimação pessoal dos representantes judiciais do INSS, implicou em graves prejuízos ao órgão.

    Esclareceram também que a autarquia não teve oportunidade de acompanhar o exame pericial do segurado, nem contestar a decisão de pagamento de pecúlio por invalidez, benefício este extinto a mais de 12 anos por lei federal. Ainda registraram a impossibilidade de acumulação de dois benefícios com proposições diferentes: aposentadoria por invalidez (incapacidade total) e auxílio-acidente (incapacidade parcial).

    Por estar o INSS na iminência de ter que expedir precatório para pagar os valores atrasados avaliados em R$ 508.358,49, os procuradores da AGU pediram a concessão de medida liminar para suspender o cumprimento da sentença, até o julgamento definitivo do recurso especial.

    O STJ concordou com o pedido dos procuradores. A decisão destacou que o acórdão está em aparente confronto com a jurisprudência desta Corte.

    A PF/AM e a PFE/INSS são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU

    Ref.: Medida Cautelar 19.689-AM (2012/0149477-0) - STJ

    Fonte: Advocacia Geral da União

    • Publicações25714
    • Seguidores64
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agu-advocacia-geral-demonstra-no-stj-necessidade-de-intimacao-pessoal-de-procurador-em-acoes-envolvendo-o-inss/100049605

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)